Motivação o 1º Passo

Motivação, é o desejo por trás de todas as acções de um ser vivo, é o processo responsável pela intensidade, direcção, e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. A motivação é baseada em emoções, especificamente, pela busca por experiências emocionais positivas e por evitar as negativas, onde positivo e negativo são definidos pelo estado individual do cérebro, e não por normas sociais: uma pessoa pode ser direccionada até à auto-mutilação ou à violência caso o seu cérebro esteja condicionado a criar uma reacção positiva a essas ações.

Por isso, vemos que o primeiro passo que uma pessoa precisa dar para passar em concurso público é ter motivação. O problema maior, é que motivação não é comprada em qualquer lojinha da esquina. Motivação é conquistada.

Mas, como conquistar a motivação?

Essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida por outros. Você tem que saber o que mais lhe motiva. E para você conseguir descobrir o que mais lhe motiva, vou tentar passar algumas dicas, tenho certeza, que se identificará com pelo menos uma dessas:

  • Deus: É uma fonte de ânimo e consolo, de força para viver e prosseguir. Muitas pessoas tem vontade de dedicar mais seu tempo à Deus, mas não tem esse tempo. Então buscam ser bem sucedidos em seus empregos, para poderem retribuir sua divindade.
  • Família: Outros, precisam ajudar a família, que não está em uma situação muito boa, criança precisa de fraldas, o parceiro amoroso quer mais tempo e dinheiro. Essa é uma das principais motivações para ser bem sucedido.
  • Dinheiro: Já dizia um velho ditado: “Dinheiro não traz felicidade. Mas compra!”. Alguns dizem que o ditado é mentira, mas a grande maioria, diz que isso é verdade sim. É claro, que não queremos ser tão ambiciosos a ponto de deixar de lado outros motivos dessa lista, pois se tivermos somente essa motivação, o dinheiro pode até vir, mas a felicidade, vai ser difícil, visto que o ser humano é carente, e precisa de alguém lhe confortando, seja um amor, seja Deus, seja qualquer outra coisa.
  • Tempo: Quanto mais estudar com qualidade, mais rápido conseguirá ter uma vida estável, e mais tempo terá para as pessoas que ama, e para desenvolver os projectos pessoais que cada um guarda dentro de si.
  • Resolver Problemas: Algumas pessoas, resolvem fazer concurso para resolver seus problemas, bem como: “Quero me separar do meu marido, mas não quero depender de pensão”, ou então: “Acabei de me formar em odontologia, preciso juntar dinheiro, e abrir meu consultório”. Isso é o que motiva muitas pessoas a tentarem a vida em concursos públicos.
  • Segurança: Quem não deseja ter segurança em seu emprego, poder fazer greve quando o salário não está compatível com o mercado, e ter certeza, que seu salário não irá atrasar?

Concordo que é difícil estar sempre motivado, algumas vezes, você pode até pensar em abandonar tudo, jogar tudo pro alto, e continuar sua vida do jeito que está, pois é difícil passar em concurso. Mas não é bem assim que funciona, quando aparecer a vontade de jogar tudo pro alto, pare, pense, e tente se motivar com algum dos elementos acima. Não é fácil se esforçar tanto para passar em um concurso, e quando sai o resultado, você se vê mais uma vez na lista dos que não conseguiram. Para se manter motivado, existem alguns truques, que são:

  • Pense no seu futuro salário, e no tempo livre que terá, caso passe em algum concurso;
  • Tenha sempre em mãos (ou no desktop do computador) uma foto da(s) pessoa(s) que você ama;
  • Deixe no seu desktop uma foto no estilo da imagem desse texto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s